GCM de São Vicente passa por capacitação de ocorrências críticas

Casos englobam ocasiões com reféns, suicidas, entre outros; curso foi realizado em Barureri
Buscando ampliar os mecanismos de defesa do cidadão, a GCM (Guarda Civil Municipal) e a Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos) de São Vicente participaram, de 18 a 22 de novembro, de um curso de gerenciamento de crise, com foco no primeiro interventor (agente de segurança), realizado na cidade de Barueri (SP).
Tendo como um dos instrutores o criador da doutrina adotada pelo Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) – Coronel Wanderley Mascarenhas, na capacitação os agentes tiveram contato com técnicas de negociação para eventuais ocorrências críticas, podendo envolver casos com reféns, suicidas, entre outros. Na ocasião, os profissionais da Administração Municipal tiveram contato com possíveis métodos e protocolos a serem adotados em ocasiões como essa, durante 80 horas de preparação.
“A partir dessa realização, a proposta é criar um protocolo no âmbito municipal e difundir o conhecimento para que mais agentes estejam habilitados a atuações em casos dessa natureza”, explica o secretário de Defesa e Organização Social, Silvio Damaceno.