Eddie Gomes

Santos a beira do caos!

Não é de hoje que venho estudando sobre a cidade. Quem não está irritado com; moradores de rua, alagamentos, falta de medicamentos, falta de médicos, falta de segurança, irritabilidade no trânsito por enorme quantidade de veículos, acidentes, orla da praia mal se anda na calçada no verão, lixos e mais lixos por todo canto, sem local pra estacionamento, base da educação abalada, professores altamente estressados e afastados, tendo então um déficit de professores na rede pública.

São alguns sintomas que chamo de populismo!
Vamos por etapas, Saturnino de Brito, engenheiro e urbanista de Santos, construiu os canais de Santos em 1907, entregando o primeiro canal em 1910 com uma população de 45 mil moradores.
Hoje Santos com a mesma quantidade de canais, tem mais de 460 mil moradores,( pelo que é registrado em pesquisas), podendo ter ai uma variedade de acima de 700 mil.
Lembrando que os canais: Rangel Pestana, Rua Flor Horácio Cirilo, Afonso Schmidt, Av. Brigadeiro Faria Lima, ( este aterrado por completo ). Já são tampados.
Os canais do Rio do Bugre, Rio São Jorge, Rio Santos, Rio Borda do Campo, Córrego Brava, Córrego praia.

Anos atrás nadava-se no rio São Jorge e Rio do Bugre, muitos chamavam de prainha, hoje inundado de lama, dejetos, lixos e avanço irregular de moradias.
Na escola aprendemos que um copo cheio de água transbordava com introdução de qualquer objeto, é isso exatamente que a Zona Noroeste de Santos sofre, assim como locais na Cidade como Gonzaga, Av Pinheiro Machado em alguns trecho, Av. Bernardino de Campos, Gonzaga e ponta da praia.

O lixo jogado por moradores também não é inteligente em locais e horários irregulares, e isso é constante na cidade.
Como disse; populismo, moradias totalmente descontroladas são construídas anualmente, sem nenhum estudo básico ambiental e proporcional ao saneamento básico.
O excesso de pessoas, atacam diretamente as enchentes, e descontrole ambiental, assim como nos morros de Santos, que vivem até em ribanceiras.
Mas há interesse nisso?
Politicamente sim, claro! imagine a quantidade de pessoas com os seus corações cheios de gratidões em ganhar casas próprias, mas não percebendo que voltará a votar nos mesmos políticos que “deram não de graça”. Mas causaram sua moradia irregular propositalmente.

Mas quanto mais pessoas, mais utilizado a saúde é? sim, contudo lembramos que o sobre carregamento de funcionários, estresse e quantidade de medicamento não batem. Os números de moradores em Santos não é o mesmo relatado em pesquisas, sem contar os que moram na cidade mas trabalham fora e pouco são vistos durante o dia de semana.
O sistema SUS, incluindo policlínicas em geral atrasam atendimentos, cirurgias, e faltam medicamentos pois não consegue acompanhar a demanda tanto de Santos, como de outras cidades, claro, há um interesse de abraça-las, pois as verbas são super interessantes vinda do estado e governo federal, porém ainda não entenderam que não é satisfatório.

Onde há muita gente há moradores de rua, marginais, usuários de drogas, claro e obvio como em qualquer outra cidade, mas o efetivo defasado da policia militar e policia civil, sem contar com as péssimas instalações para tal profissão são retrógadas e insalubres.

Na mesma linha, educação, professores afastados por motivos de saúde, pela quantidade gigantesca de alunos por sala de aula, alunos inseridos com problemas psicológicos e físicos, sobrecarregando qualquer professor, sem contar a falta de ventilação, água potável, alimentos, estrutura física muitas já deterioradas com o tempo.

Então como será o CAOS tão anunciado?
O aumento anual de pessoas sem soluções, falta de água, falta de energia elétrica com o consumo altíssimo, fiações e tubos de escoto antigos já não suportam mais… Quem já não esta passando por isso?
Haverá o descontrole, e não há solução nesse momento, e sim a piora, basta andar pela cidade e verás construções de prédios e mais prédios, enriquecendo apenas politicos por suas aprovações e mais moradores de fora, mais filhos e netos de moradores, mais e mais pessoas.
Haverá também aumento de problemas de saúde, crimes e desespero mutuo. O caos está tão próximo de nos que vocês ainda não notaram.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo