Serviços para cicatrização de feridas oferecidos em Santos são destaque de congresso nacional em Salvador

Primeira cidade do Brasil a oferecer a laserterapia em 100% do seu território pelo SUS, além de insumos especiais que aceleram o processo de cicatrização em feridas mais resistentes, Santos apresentou a sua expertise durante o 9º Congresso Brasileiro de Prevenção e Tratamento de Feridas, realizado de 26 a 29 de novembro em Salvador (BA).
O secretário de Saúde, Denis Valejo, representou a Prefeitura de Santos em duas das apresentações, que destacaram os benefícios dos serviços de curativos para a população santista – custeado com orçamento do Município.
“Não há ainda uma linha de financiamento do Ministério da Saúde para que as cidades de forma geral possam manter uma central de curativos. Santos é vanguardista e saiu na frente com meios próprios e, assim, revertermos diversos casos de possíveis amputações, além de promover mais bem-estar aos nossos pacientes, em especial os diabéticos e os acamados que apresentam escaras. Cerca de 25% da população santista é composta por pessoas a partir de 60 anos de idade e este serviço se mostra fundamental também devido a essa característica do Município”, afirmou o secretário Denis Valejo.