Eddie Gomes

STF extingue pena de ex ministro José Dirceu por corrupção passiva na Lava Jato.

Foi acatado a solicitação da defesa do ex ministro José Dirceu por corrupção pelo STF. O crime ocorria pela operação lava jato.
Os ministros Nunes Marques, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, o ministro Dias Toffoli não votou.
Ex ministro José Dirceu foi condenado pela 13ªvara federal de Curitiba por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, condenação ao recebimento de vantagens ilícitas oriundas de contrato fraudulento celebrado em 2009 entre Petrobras e a empresa Apolo Tubulars.

Em 2014 José Dirceu já tinha sido absolvido pelo STF. O Plenário do Supremo Tribunal Federal decidiu, por seis votos a cinco, absolver do crime de formação de quadrilha 8 dos 25 condenados no processo do mensalão, inclusive o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-presidente do PT José Genoíno.

Condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu declarou que o ministro Luiz Fux prometera absolvê-lo no processo.

Em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, Zé Dirceu disse que foi assediado moralmente pelo magistrado quando este estava em campanha por uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). Eu não o conhecia, eu fui assediado moralmente por ele durante mais de seis meses para recebê-lo, disse Dirceu.
https://www.jusbrasil.com.br/noticias/condenado-no-mensalao-dirceu-diz-que-fux-lhe-prometera-absolvicao/100450695
Um dia depois da publicação da entrevista de Dirceu, o ministro do STF Luiz Fux disse que não responderia as acusações, porque não polemiza com réu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo