Janeiro Branco
Durante o ano inteiro se reforça a necessidade de realizar atividade física, de melhorar a qualidade da alimentação, de ler bons livros e muito mais. Mas muitas vezes a nossa saúde mental é colocada de lado, em segundo plano.
No decorrer do tempo cada um sente a cobrança chegando através de manifestações do nosso mundo do inconsciente como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, quadros de estafa e até mesmo uma síndrome de burnout ou outra forma de manifestação que pode trazer grandes prejuízos para a nossa saúde mental.
Em janeiro se preconizou o mês da conscientização da SAÚDE MENTAL conhecido como Janeiro Branco, onde através de uma campanha mundial se reforça a importância do cuidado com o nosso emocional.
O início do ano é um período em que estamos em uma nova fase, onde muito sonhos, projetos, desejos são manifestados nesse mês e com o passar dos meses muitos desses projetos são colocados de lado e as cobranças emocionais pessoais ficam cada vez mais intensas.
É preciso lembrar que todos nós somos um sistema único e que precisa de equilíbrio e sabedoria para não adoecer. Por que dessa vez não fazer diferente, parar e se olhar, verificar qual a real necessidade, o que realmente você está precisando nesse momento. O que realmente você conseguiria fazer de concreto e através dessa conquista melhorar cada vez mais seu foco.
Que tal organizar sua casa, deixa lá mais aconchegante ou mesmo que seja um pequeno espaço que você pode chamar de seu e ali fazer uma leitura, quem sabe meditar, apenas uma ideia.
Outra sugestão é começar a fazer algo que goste de verdade, como: cantar, dançar, rir, passear, falar besteira, abraçar, encontrar com os amigos, ficar mais com sua família, passear na praia, andar na com os pés na grama, tanto faz, mais faça algo por você.
Vou mais além, quem sabe até perdoar alguém que te fez mal e por anos você carrega esse sentimento tão ruim, tão devastador que lhe trouxe problemas de saúde, ou quem sabe desenvolver o autoperdão por não conseguir se libertar dos sentimentos que te fizeram muito mal.
Vamos construir um novo caminho, realmente uma fase real, concreta onde você é capaz de tudo inclusive de sonhar e realizar.
Jaímara Falcão
Jaimara Laqua Peçanha Falcão
Atuando na área da saúde à 24 anos.
Sou Psicóloga Integrativa, Hipnóloga com certificação internacional pela Espanha (AICHE), Pós-Graduada em Neuropsicólogia pela FATEC PR, Pós-Graduada Neurociência pela PUC, Pós-Graduada em Acupuntura pela FMU, facilitadora na Meditação Mindfulness e Cartas Associativas. Diretora do Grupo – Roda de Mulheres Empreendedoras. Sócia da Plataforma Terapia de Bolso (atendimento psicológico on-line). Palestrante Motivacional, Professora de Medicina Chinesa. Apresentadora do Programa Equilíbrio Emocional e Colunista na Rádio ZN – WEB.
